quarta-feira, 17 de março de 2010

AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICAS



Disponível em:  http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/as-teorias-da-administracao-classica/27202/

O objetivo deste artigo é apresentar um panorama das teorias da administração que se desenvolveram no século XX, dando ênfase à teoria clássica da administração, ou escola clássica. Não apresentarei técnicas específicas nesta abordagem, mas a história das idéias e dos eventos que determinaram o surgimento das técnicas, comparando-as ao final com as técnicas atuais.
As grandes organizações que surgiram desde os primórdios dos tempos, como o Império Romano, a Igreja Católica e os exércitos, tinham tanta necessidade de administração como hoje tem o governo federal, a ONU, as universidades onde nos formamos e as prefeituras, enfim, toda e qualquer instituição pública ou privada. Por causa dessa necessidade, a muito tempo os gerentes e outros tipos de profissionais vem desenvolvendo teorias que são técnicas e conhecimentos, para que sirvam em suas tarefas de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.
As teorias da administração espelham o momento histórico em que são produzidas. No inicio do século XX, as teorias administrativas refletiam as necessidades das grandes empresas que estavam surgindo. Naquele momento, a ênfase da administração estava focada na produção eficiente de bens, para atender um mercado sempre crescente, aparentemente inesgotável. A tônica era fazer sempre mais de maneira eficiente. No final do mesmo século as teorias são influenciadas por circunstancias diferentes. Os mercados não crescem da mesma forma e há muitos concorrentes. Os recursos e os consumidores são escassos. A ênfase da administração deslocou-se para a competitividade, retrato este que vemos hoje no mercado global.
A administração começou a nascer como um corpo independente de conhecimentos na Europa do Século XVIII, durante a Revolução Industrial. Naquela época as primeiras fabricas modernas começaram a colocar em pratica diversos conceitos que se tornariam universais nos séculos seguintes. Um destes conceitos era a divisão de trabalho. No livro As Riquezas das Nações, 1776, Adam Smith evidenciou as vantagens do principio da divisão do trabalho. Ele acentuou que os operários especializados poderiam ser mais eficientes, fabricando quantidades maiores de alfinetes, do que cada um tivesse que fabricar o alfinete completo.
No entanto, não foram as fabricas do Século XVIII nem Adam Smith quem inventou a divisão do trabalho, e sim a revolução industrial que disseminou essa pratica. A partir do inicio do Século XX a organização eficiente do trabalho tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da pratica da Administração. Muitas pessoas e grupos participaram desse processo. Eram essas pessoas, pesquisadores e estudiosos como Frederick Taylor, industrias como Henry Ford, executivos como Henri Fayol e cientistas como Max Weber que vieram a formar a chamada Escola Clássica da Administração. Citamos abaixo as teorias destes principais personagens da Escola clássica da Administração.

FREDERICK TAYLOR – Que defendeu a Administração Cientifica com aplicação de métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar e a seleção e treinamentos científicos de trabalhadores.

HENRY FORD – Industrial de linha de montagem que defendeu a especialização do trabalhador e sua fixação no posto de trabalho.

HENRI FAYOL – Executivo que disse ser a Administração das Empresas diferente das operações de produção, pois esta é o processo de planejar, organizar, comandar, coordenar, e controlar, e por último o não menos importante,
MAX WEBER, criador da teoria da Burocracia, onde a autoridade teria outra partida de obediência, baseando-se nas tradições, no carisma e em normas racionais e impessoais, sendo a autoridade burocrática a base da organização moderna.

O movimento da Administração Cientifica que foi liderado por Taylor, teve inicio nos Estados Unidos entre o fim da Guerra Civil no Século XIX e o começo do Século XX, quando a indústria expandiu-se aceleradamente, surgindo e crescendo empresas como a FORD, GENERAL MOTOR’S, GODDYEAR, GENERAL ELETRIC e BELL TELEFHONE, estimulando dessa forma o estudo sobre formas de aumentar a eficiência dos processos de produção, levando Taylor e o grupo por ele liderado a procurar através desse movimento aumentar a eficiência dos trabalhadores por meio da racionalização do trabalho.
São princípios da Administração Cientifica apresentados por Taylor em 1903 à Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos quatro princípios básicos:

1° - O objetivo da boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos de produção.

2° - Com esse objetivo a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.


3° - Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.


4° Deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação desses princípios.

Como se vê, as necessidades das organizações atuais embora se utilizem de técnicas modernas de seleção e treinamento com métodos científicos adequados a nova realidade global que se apresenta, ainda em muito estão atreladas àqueles princípios disseminados a mais de cem anos, mas que continuam imprescindíveis de aplicar nas administrações de hoje. Note-se que até as organizações governamentais, inclusive o Brasil tem investido mais na capacitação e treinamento de servidores públicos, adequando-se cada vez mais não somente às exigências dos usuários dos serviços da máquina governamental, mas aos preceitos constitucionais da administração publica.


Adm. Valsiro Pedro de Lima – Pós graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR..

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto foi extraído do livro "Introdução à Administração - Maximiano - 5ª ed."

Anônimo disse...

Copia fiel do livro do Antonio Cesar Amaru Maximiniano...grande coisa!