sexta-feira, 12 de março de 2010

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

QUAL O SENTIDO DA EXISTÊNCIA DA ESCOLA?


Sempre que iniciamos uma caminhada, nos perguntamos: para onde vamos? E depois de  sabermos nosso destino, nos questionamos sobre qual seria o melhor caminho para chegarmos até lá.
Assim também é a prática social da educação. Na nossa tarefa educacional devemos sempre nos perguntar: onde queremos chegar? Qual o melhor caminho para chegar lá? Qual o sentido da existência da escola? Para saber onde queremos chegar, precisamos identificar os objetivos da educação e indagar para onde estamos caminhando e encaminhando nossos estudantes.
Muitas pessoas acham que a educação serve para preparar mão-de-obra para o mercado.Já outras, acham que a educação e a escola têm como objetivo garantir a reprodução do conhecimento acumulado para as gerações futuras. Existem ainda aquelas que compreendem que a escola deve se preocupar com a formação do cidadão.

REFLEXÃO
COM QUAL DESSAS POSTURAS VOCÊ CONCORDA? POR QUÊ?

(texto do livro: Gestão democratica nos sistemas e na escola. De Regina Vinhaes Gracindo. Universidade de Brasilia. 2007)

5 comentários:

São dois corações que batem juntos. disse...

Concordo que a educação prepara o aluno para o mercado de trabalho e reproduz conhecimento. Mais ela não tem obrigação de se preocupar na formação do cidadão, ela ajuda, mais a obrigação é do aluno.

Paôla Hespanhol Pedro

Angela Hernandez disse...

Embora a responsabilidade final da formação do cidadão seja da família do individuo, não podemos ignorar o fato de que parte substancial do desenvolvimento sociocultural da criança e do jovem acontece na escola. Grande parte da formação do cidadão acontece no âmbito escolar quer direta, quer indiretamente, justamente por o aluno passar ali as horas mais produtivas de seu dia.

A meu ver, a educação e a escola devem sim se preocupar com a formação do cidadão ao mesmo tempo em que transmitem o conhecimento acumulado. Acredito que a combinação de transmissão de valores e conhecimento, não só formará profissionais capacitados para o mercado de trabalho, mas formará cidadãos responsáveis e íntegros, que se preocupam e zelam pela comunidade.

Sara K. Zillmer disse...

Penso que família e escola devem caminhar juntos, ter uma parceria para os mesmos objetivos na capacitação profissional e formação de cidadãos saudáveis e responsáveis com a sociedade. Acredito que famílias devam buscar transformar, orientar e conduzir seus filhos em pessoas melhores, e a escola aprimorar e buscar formar cidadãos com mais conhecimentos.

Bárbara Jeuzur disse...

Familia e escola são a união ideal para a educação e formação do caráter. A escola deve passar os conhecimentos e formação, já a familia a condução, supervisão e apoio no caminho percorrido pelo indivíduo. Só assim criaremos pessoas capazes de pensar, analisar e criticar corretamente. Além claro de participar ativamente da sociedade na qual vivemos.

Nete disse...

No meu ponto de vista, a escola e os pais são responsáveis pelo caráter dos alunos. A escola deve se preocupar com a transmissão de conhecimento.
Assim quem sabe teremos cidadão responsáveis
com a sociedade.