terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA



 A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas  dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, aliás, deve acontecer de maneira contextualiazada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem. 
 Eis o grande desafio da escola, fazer do ambiente  escolar um meio que favoreça o aprendizado, onde a escola deixe de ser apenas um ponto de encontro e passe a ser, além disso, encontro com o saber com descobertas de forma prazerosa e funcional, conforme Libâneo (2005, p.117): 
   Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos, o domínio dos  conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos. 
 A escola deve oferecer situações que favoreçam o aprendizado, onde haja sede em aprender e também razão, entendimento da importância desse aprendizado no futuro do aluno. Se ele compreender que, muito mais importante do que possuir bens materiais, é ter uma fonte de segurança que garanta seu espaço no mercado competitivo, ele buscará conhecer e aprender sempre mais.



VAMOS REFLETIR

1.Para que serve a escola, ou seja, qual sua função social?
2.A ação pedagógica que vem sendo desenvolvida na escola pretende o quê?
3.Como os alunos têm se beneficiado da ação da escola?  

21 comentários:

Anônimo disse...

Sobre as perguntas 1,2 e 3. Do texto função social da escola.

1) A escola serve para desenvolver as capacidades do aluno, fazer com que ele aprenda.
Sua função social é ensinar os valores humanos para que os alunos saibam viver na sociedade, ou seja a escola tem o papel de formar cidadãos.

2) Pretende favorecer atividades que ajudem a desenvolver as capacidades do aluno, para que sejam usadas em sua vida na sociedade.

3) Os alunos vem se beneficiado em vários fatores, um deles é no convívio em sociedade no mercado competitivo. Há também aqueles que são beneficiados mesmo que não participaram da escola, pois na sociedade a muitos alunos repassando o que aprendem na escola.

Camila Cristina estudante do curso de pedagogia(1º fase), prof Edla Yara.

Anônimo disse...

1- A escola serve para preparar a criança para o mundo, para a vida em sociedade. Auxiliar a criança, preparando-os para a vida profissional. A partir do estudo, ao longo da vida, novos conhecimentos vão aparecendo. E a escola é essencial para formar cidadãos melhores.

2- Pretende passar o conhecimento a criança, que é adquirido ao longo do tempo. Para auxiliar a vida da criança no futuro. Aprendendo sempre coisas novas, é um conhecimento que toda a criança deveria ter para a vida, pois a educação é a base de tudo.

3- Os alunos têm se beneficiado a conquistar seus objetivos, para seguir a carreira que deseja. A conhecer caminhos para progredir no mercado de trabalho.

- De sua aluna Tharielle Balland, do curso de Pedagogia.

Anônimo disse...

1- Acredito que a escola seja um guia para o aluno, ela deve educar e ajudar o aluno a tomar decisoes corretas, para que no futuro, o aluno se sinta capacitado para o mercado de trabalho entre outras atividades.

2- Pretende fazer com que o aluno adquira conhecimento que possa ajuda-lo no futuro,pois vivemos aprendendo todos os dias.

3- Os professores ajudam os alunos a escolherem carreiras para seu futuro, capacita o aluno para o mercado de trabalho e ensina ele a viver em sociedade.

Valdinei Menjao, curso de Pedagogia.

Anônimo disse...

1-Bem mais que ensinar a ler e a escrever, a escola tem o papel de desenvolver o pensamento crítico da criança, fazer ela querer saber mais,se interessar pelos motivos de tais acontecimentos, deve também prepará-la para a sociedade, mostrar o que é certo e o que é errado, é torná-la uma pessoa pronta para a vida profissional, etc.

2-Pretende ser a base do conhecimento para a criança, pois o que se aprende hoje, será cobrado de uma certa forma no futuro, para dar continuidade a novas descobertas.O que ela realmente aprende na escola, levará para toda sua vida, muitas vezes sendo o reflexo de um professor.

3-Talvez não o mais importante, mas um grande benefício são as amizades que a criança desenvolve na escola, elas servem para os pequenos aprenderem a conviver, a respeitar os outros e perceberem seus limites.é na escola também que as crianças conhecem a si mesmas, vão descobrindo do que elas gostam e o que não as agrada tanto, reconhecendo sua identidade.E como já falaram, a escola beneficia a criança ajudando-a a descobrir suas qualidades, fazendo que ela descubra o que deseja ser "quando crescer".

(Joseane de Souza, aluna do 1º semestre de Pedagogia)

Anônimo disse...

1- Serve para o real descobrimento pois será na escola onde ira formar pensamentos, será nela que ele dará seus primeiros passos, irá interagir sempre em conjunto, irá compor ele em um grupo, fará dele peça principal desse todo.Pois Que sem ele jamais será um quebra-cabeça completo sendo assim sempre um conjunto.

2- Desenvolve-lo, cresce-lo, fazer dele ter sede de aprender, mostrar vários caminhos,onde possa escolher, sendo o resultado dependente somente dele.Que a arte da vida é buscar e aprender sempre mais e sendo com os erros que aprendemos a maioria das vezes.

3- Por estarem interagindo juntos, aprendendo a falar, a ouvir, reconhecer, podendo alterar suas escolhas, atenção de uma equipe para ele, estar formando, ajudando e fazendo crescer cada vez mais seje em sua vida profissional, sentimental, dentre outros assuntos.

Aluna Débora Santana do 1° semestre em Pedagogia.

Anônimo disse...

1- A escola tem a funçao de preparar o aluno para o futuro,de lhe mostrar a importancia do aprendizado,para que la na frente consiga desenvolver suas habilidades e descobrir sua funçao dentro da sociedade.

2- Pretende preparar o estudante para o futuro,para que ele consiga desenvolver-se na sociedade,para que ele tenha uma base e que leve o que aprendeu para sua vida.

3- Os alunos vem se beneficiando com um melhor aproveitamento em sala de aula,pois hoje ate os pequenos ja conseguem entender a proposta da escola,ja sabem a funçao que tem,e que vai os auxiliar no futuro.

Aluna Edineia Steoraczjk Pedagogia

Anônimo disse...

1- A função da escola é ensinar conteúdos e habilidades necessárias à participação do individuo na sociedade, fazer com que o educando compreenda a sua própria realidade, para assim poder participar das suas transformações, pois é fundamental para exercer a cidadania. Além disso, a escola tem o papel de fazer com que o aluno tenha a curiosidade de ir além.

2- A ação pedagógica dá o acesso ao saber, mas pretende que o seu aluno seja ativo para debater, discutir e ter a sua própria opnião para quem sabe reconstruir os conteúdos do saber e produzir novos conhecimentos.Pretende formar um aluno transformador.

3- O aluno é favorecido através dos conhecimentos e experiências vividasem sala de aula, pois futuramente irá progredir(desenvolver-se melhor) em seu mercado de trabalho.


De sua aluna Jheynhiffer Mayara Pescharki Lux (1ºsemestre, Pedagogia)

Anônimo disse...

1- A escola serve não apenas para ensinar o aluno a ler e escrever, mas também para torna-lo cidadão, preparando-o para o futuro. Na escola o aluno aprendera a interagir, a se destacar em meio aos colegas, sabendo de suas responsabilidades e seus direitos.

2- Do meu ponto de vista a ação pedagógica que vem sendo desenvolvida tem o objetivo de despertar no aluno o desejo de querer ir alem, quer buscar mais, sobre determinado assunto. Sendo assim o aluno tera suas conclusoes proprias, sua opinião propria, e estara preparado para o futuro.

3- Ele está adquirindo conhecimento, conquistando amizades e se preparando para o que esta por vir.


Aluna: Gabriela Cristina da Costa (1º semestre, Pedagogia)

Anônimo disse...

1- Serve para formar sujeitos íntegros, que saibam viver em sociedade. Sua função é possibilitar a aprendizagem, esta que deve ser construída.

2- Pretende desenvolver o potencial e habilidade do sujeito, acreditando sempre no indivíduo, pois todos temos um papel importante na sociedade.

3- A socialização que é a ação da escola, tem beneficiado os alunos à vida profissional, pois é uma preparação para os desafios que terá de enfrentar.

Aluna: Letícia Maise Kleine (1ªfase - Pedagogia)

Anônimo disse...

1- A escola é a segurança em que nos determina a acreditar
num futuro com dignidade, educação onde nos conhecemos e contudo aprendemos a conviver e respeitar as diferenças, seu aprendizado é essencial para o crescimento e formação dos cidadãos no meio da sociedade.

2- Pretende encaminhar e ensinar os valores e a sabedoria, capacitando e enriquecendo dia após dia a convivência que o mundo lá fora os espera.

3- A necessidade de aprender e conhecer coisas novas vem favorecendo cada vez mais a busca pelo saber, assim oferecem situações onde as atitudes e valores se colocam em práticas no mercado de trabalho que encontramos cada vez mais complexos e competitivos.

Aluna: Talita Wiggers (1º fase - Pedagogia)

Anagiulia Cozer Trinks disse...

questão 1:
Ensinar e desenvolver o aluno para para viver em sociedade tendo seu direito de opinião e oportunidades de um futuro com melhores condições.
questão 2:
pretende aguçar a criatividade das crianças e adolescentes de formas diferentes a lidar com situações do seu dia-a-dia, as preparando para o futuro.
questão 3:
os alunos se beneficiam em vários aspectos: na melhor comunicação verbal e escrita, conhecimento prévio em diversas áreas e melhores condições para se destacarem no mercado de trabalho.

Aluna: Anagiulia Cozer Trinks (1º fase - Pedagogia)

Anônimo disse...

Questão 1:
O papel da escola é auxiliar na formação de cidadãos que sejam participativos e independentes, sabendo exercer sua função na sociedade, tendo seus próprios valores e atitudes.

Questão 2:
Pretende oferecer um ensino de qualidade, que venha formar cidadãos melhores qualificados para enfrentar futuros desafios, com mais responsabilidade,com mais confiança e sabendo tomar decisões mais criticas.

Questão 3:
A escola beneficia o educando , oferecendo desde cedo uma interação social, fazendo com que ele aprenda a viver em sociedade, desenvolvendo nele o desejo de aprender e enfrentar novos desafios.

Vanderleia (1º SEMESTRE PEDAGOGIA)

Anônimo disse...

Questão 1:
Sua função é de repassar conteúdos de forma que ele compreenda, ou seja, buscar sempre saber qual é a realidade do aluno, para então fazer esse repasse e com isso fazer ele perceber e desenvolver suas potencialidades. É fazer com que ele se torne o principal membro participativo na construção de seu conhecimento, assim, começando desde cedo a praticar sua cidadania.

Questão 2:
Fazer com que o educando desenvolva seus conhecimentos e também pretende fazer com que ele seja um ser que critique, questione e atue na sociedade em que vive.

Questão 3:
O educando se beneficia, nas trocas de experiências, na aprendizagem, assim, beneficiando seu futuro.

Fernanda Vieira dos Santos, 1ª fase - Pedagogia.

Anônimo disse...

A escola ajuda ao aluno de maneira contextualizada a se tornar cidadão, para integrar-se na socidade, obtendo um aprendizado que vai levar para a vida.

A ação pedagógica pretende fazer com que o aluno se interesse mais pelas aulas, desenvolvendo seu conhecimento e aprendizagem, para que o mesmo possa saber viver em sociedade.

Os alunos se beneficiam, pois, tem a oportunidade de aprender diversos assuntos, convivendo e criando laços com pessoas diferentes, tornando-se um ótimo cidadão e buscando
um bom espaço na sociedade.

Aluna: Letícia do Vale Amancio - PED 311

Anônimo disse...

1- A função da escola é oferecer um ensino de qualidade e que seja acessível aos estudantes. Que forme cidadãos conscientes, críticos e participativos. Além disso que ela incentive a presença da família e da comunidade dentro da escola e, juntamente, promova atividades em que o estudante conheça a sua importância na sociedade.

2- Espera-se que com a ação pedagógica desenvolvida na escola o estudante tenha "sede de apreder", que seus questionamentos sejam respondidos em forma de "debates" e não com respostas prontas. O estudante deve entender também a importância de manter os vínculos escolares.

3- O estudante é beneficiado com a aquisição de conhecimentos, preparação para o futuro e desenvolvimento de laços sociais com colegas e profissionais da escola (muitas vezes é na escola que se encontra o melhor amigo(a), ou o grupo de amigos que levamos para o resto da vida).

Helena Priscila 1ª fase - Pedagogia.

Aline disse...

Olá!!!
Referente as questões citadas deixo a minha opinião.
1-A escola tem por objetivos formar o educando um cidadão completo em todos os aspectos. Facilitar o educando à ser um ser-humano que faça a diferença no mundo. Que saiba ter respeito, amor ao próximo, dignidade.Que saiba trabalhar em conjunto com outras pessoas, que seja responsável, e tenha seu lado critico. Desenvolve no educando seu lado profissional e também pessoal.

2- Não pretende somente a organização da escola, mais sim despertar a curiosidade para o aprendizado. Isto se inicia com a motivação dos professores, professores motivados e apoiados em termos de conhecimento e também apoiados pela gestão escolar, conseguem desenvolver de uma forma mais tranquila o seu planejamento. Professores motivados repassam isso para seus alunos, os cativam pois fazem com amor,e despertam neles a vontade em aprender.

3-O aluno só tem a se beneficiar, com uma escola bem organizada, preparada e com profissionais que fazem o seu trabalho com amor, com vontade. Uma escola com uma boa interação e uma gestão, só tem a despertar em seus alunos a vontade de estar lá para aprender, para ir mais longe.

Anônimo disse...

1- A função da escola é oferecer uma educação de qualidade, onde o educando tenha uma base para viver bem em sociedade, além de fazer com que ele descubra qual areá ele gostaria de atuar descobrindo desde cedo que a educação é muito importante para a sua vida e para a sociedade.

2- A ação pedagógica que vem sendo desenvolvida pretende fazer com que os educandos tenham mais vontade de aprender, onde as suas duvidas são respondidas e tenham ideia o porque da importância do estudo para o seu futuro.

3- A escola ajuda o educando a ter um olhar voltado à sociedade, conectando seu saber com a prática do dia a dia, preparando-o para o exercício profissional. A experiência de vivenciar as situações de aprendizagem ensina o convívio em grupo, indispensável para a vida e o trabalho.

Bruna Laís Gaedtke, estudante do curso de pedagogia(1°fase).

Professora Cátia Rejane de Carvalho Seabra disse...

Parabéns pelo blog. Até a próxima aula.

Lendo e Conhecendo Professora Eloísa Cabral disse...

Parabéns pelo blogg!

Anônimo disse...

Sobre as perguntas 1,2 e 3. Do texto função social da escola.

1) A escola serve para desenvolver as capacidades do aluno,formado cidadãos.

2)
A ação pedagógica que vem sendo desenvolvida sim,para despertar a curiosidade do educando ,desenvolvendo sua aprendizagem, para que possa viver em sociedade.

3)os alunos tem se beneficido,pois ja podemos ver nos dias de hoje uma escola bem organizada, e com profissionais preparados, e precipalmente fazendo oque gostam e com amor,isso faz com que desenvolva na criança o desejo de aprender .



Aluna Rayane Emanuelle pereira
PED 01

Anônimo disse...

1. A escola serve para desenvolver as potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos por meio da aprendizagem dos conteúdos, fazendo assim com que seu aprendizado seja moldado constantemente, assim como valores, habilidades, conhecimentos e procedimentos, ou seja a função social é formar um cidadão ativo.

2.Construir conhecimentos juntos, professor ensinando aluno e aluno ensinando professor, uma troca de conhecimentos fundamental, tanto para o meio de estudo como para a vida em sociedade.

3.Os beneficios da ação da escola para o aluno são amplos, como socialização, interação, limites, já seguem regras, faz com que se tornem mais espontanêos, entre varios outros benecifios, e um que no meu ponto de vista é um dos fundamentais, a AUTONOMIA, que é onde eles irão aprender a se virar e a fazer escolhas.

Sabrina da Costa 1º Semestre, Pedagogia.