quarta-feira, 9 de março de 2011

O ESTUDO DA DIDÁTICA

Estudar didática não significa apenas acumular informações técnicas sobre o processo de ensino e aprendizagem. Significa, antes de mais nada, desenvolver a capacidade de questionamento e de experimentação com a relação a essas informações.
O texto "O ESSENCIAL DA DIDÁTICA E O TRABALHO DO PROFESSOR" de José Carlos Libânio, faz uma reflexão sobre o assunto.
Após a leitura do texto procure responder as questões:

  • O que é ter didática?
  • O que o professor(a) precisa conhecer de didática, para que possa melhorar o seu trabalho docente?
  • quais tipos de professores o autor descreve?
  • Qual o conceito de Didática encontrado no texto?

15 comentários:

Anônimo disse...

1- O que é ter didática?
R.: Ter didática é garantir aos alunos uma forma significativa de aprendizagem, utilizando diversos métodos de ensino, com os objetivos reais e concretos fazendo com que os alunos possam tirar proveito das aulas.


2- O que o professor precisa conhecer de didática para que possa melhorar o seu trabalho docente?
R.:Precisa planejar, organizar, selecionar os conteúdos e programar tarefas e de um modo geral incentivar os alunos, a fim de que ambos se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.

3- Quais os tipos de professores que o autor descreve?
R.: O autor descreve os professores tradicionais e progressistas.
Tradicionais: São aqueles que se limitam em transmitir a meteria que esta no livro didático.
Progressista : São mais atualizados e variam bastante os métodos de ensino e se preocupam com as diferenças individuais e sociais dos alunos.

4- Qual o conceito de didática encontrado no texto?
R.: A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto. Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional.
A didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando os meios pedagógico-didáticos e objetivos sócio-políticos.

Aluna: Léia Coelho de AMORIM.

Anônimo disse...

1- O que é ter didática?
R.: Ter didática é garantir aos alunos uma forma significativa de aprendizagem, utilizando diversos métodos de ensino, com os objetivos reais e concretos fazendo com que os alunos possam tirar proveito das aulas.


2- O que o professor precisa conhecer de didática para que possa melhorar o seu trabalho docente?
R.:Precisa planejar, organizar, selecionar os conteúdos e programar tarefas e de um modo geral incentivar os alunos, a fim de que ambos se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.

3- Quais os tipos de professores que o autor descreve?
R.: O autor descreve os professores tradicionais e progressistas.
Tradicionais: São aqueles que se limitam em transmitir a meteria que esta no livro didático.
Progressista : São mais atualizados e variam bastante os métodos de ensino e se preocupam com as diferenças individuais e sociais dos alunos.

4- Qual o conceito de didática encontrado no texto?
R.: A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto. Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional.
A didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando os meios pedagógico-didáticos e objetivos sócio-políticos.

Aluna: Janine Borges de Souza

Anônimo disse...

1- O que é ter didática?
R.: Ter didática é garantir aos alunos uma forma significativa de aprendizagem, utilizando diversos métodos de ensino, com os objetivos reais e concretos fazendo com que os alunos possam tirar proveito das aulas.


2- O que o professor precisa conhecer de didática para que possa melhorar o seu trabalho docente?
R.:Precisa planejar, organizar, selecionar os conteúdos e programar tarefas e de um modo geral incentivar os alunos, a fim de que ambos se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.

3- Quais os tipos de professores que o autor descreve?
R.: O autor descreve os professores tradicionais e progressistas.
Tradicionais: São aqueles que se limitam em transmitir a meteria que esta no livro didático.
Progressista : São mais atualizados e variam bastante os métodos de ensino e se preocupam com as diferenças individuais e sociais dos alunos.

4- Qual o conceito de didática encontrado no texto?
R.: A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto. Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional.
A didática trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando os meios pedagógico-didáticos e objetivos sócio-políticos.

Aluna: Elisiane Macedo

Anônimo disse...

1 - O que é ter didática?
R – Ter didática é ensinar bem, de uma forma em que os alunos aprendam através da compreensão, da vivência e de forma prazerosa, excluindo a decoreba, os exercícios prontos e as fórmulas. Um professor com didática adapta o currículo para as necessidades dos seus alunos e aplica de uma maneira em que estimule o pensar, o raciocínio, a formação de opinião, o senso crítico e a capacidade de relacionar um novo aprendizado em situações novas.

2 - O que o professor(a) precisa conhecer de didática, para que possa melhorar o seu trabalho docente?
R – O professor(a) precisa ter seus objetivos, métodos e formas de organização bem claras em sua mente e saber o porque de estar ensinando e porque as crianças necessitam de aprendizado. De acordo com o autor, não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, desta forma, o professor precisa saber qual o significado social de cada assunto a ser tratado para que o aluno encontre sentido em cada área do conhecimento.

3 - Quais tipos de professores o autor descreve?
R – Existem os professores mais tradicionais que transmitem apenas o que está nos livros, sem se preocupar com cada aluno e suas realidades distintas. Os professores tradicionais que até aplicam as atividades diferenciadas, mas que não se dão conta de que “os alunos precisam aprender a lidar de forma independente com os conhecimentos”, sendo esta uma forma mais duradoura. Os professores mais atualizados (ou progressistas) que variam os métodos de ensino, tendo uma maior preocupação com as diferenças e necessidades de cada aluno, porém na hora da avaliação caem nas mesmices do tradicionalismo. Há ainda o professor “que media a relação que o aluno trava com os objetos de conhecimento e consigo mesmo, para a construção de sua aprendizagem, possibilitando-o que desenvolva suas próprias capacidades para que ele mesmo realize as tarefas de aprendizagem e chegue a um resultado.”

4 - Qual o conceito de Didática encontrado no texto?
R – “A Didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa. Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional. [...] trata dos objetivos condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sócio-políticos.”

Aluna: Sara Caroline Ferreira

Anônimo disse...

O que é ter didática?

R: Ter didática é entender que a educação se aprimora com o convivio social, e que o individuo aprende aquilo que ele convive, é disciplinar o modo de agir e pensar sobre as coisas, trazendo consigo uma aprendizagem significativa.

O que o professor precisa conhecer de didática para que possa melhorar o seu trabalho docente?

R: O professor precisa aprender como lidar com a subjetividade, linguagem, percepção e a práticade vida de cada aluno

Quais os tipos de professores o autor descreve?

R: Professores Tradicionais são aquele que contentam-se em transmitir a matéria que está nos livros didáticos, aulas sempre iguais, método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias.

Professor Progressista onde variam os métodos de ensino. levando em consideração a diferença individuais e sociais de que aluno.

Qual o conceito de didática encontrado no texto?

R: É o conjunto de atividades do professor e dos alunos sob a direção do professor, visando à assimilação ativa pelos alunos dos conhecimentos, habilidades e hábitos, atitudes, desenvolvendo suas capacidades e habilidades intelectuais.

aluna: Paula Cristina Palhares dos Santos

Anônimo disse...

1- A Didática é uma diciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto,no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa. Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional.

2- O papel do professor, é planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas, criar condições de estudo dentro da classe incentivar os alunos afim de que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.
3- Os professores tradicionais conforman-se e transmitir a matéria do livro didático.aulas sempre iguais.independente das carcterísticas individuais e sociais dos alunos.tipo de aprendizagem mecânica.
Os professores progressistas variam bastante o método de ensino, constumam fazer trabalhos em grupo ou estudo dirigidos,usam mais o diálogo e são mais amorosos.Na hora de cobrar os resultados do processo de ensino,pedem memorização, repeticão de fórmulas e definições. Mesmo utilizando técnicas ativas ,fica atividade pela atividade.
4- A Didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa. Ela ajuda o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional.
JANETE DOS SANTOS DA SILVA

Anônimo disse...

1- Ter didática é haver comunicação entre o professor e o aluno. Saber transmitir um ensino de qualidade, preocupar-se com as diferenças individuais e sociais dos alunos. Segundo o autor José Carlos Libâneo, é ajudar os alunos a desenvolverem competências e habilidades de observar a realidade, estabelecer relações entre um conhecimento e outro, adquirir métodos de raciocínio.

2- O professor precisa aprender como lidar com a subjetividade, linguagem, percepções e a prática de vida dos seus alunos.

3- Os professores tradicionais transmitem a matéria que está no livro didático. Seu método é quase o mesmo para todas as matérias, independente da idade e das características individuais e sociais dos alunos. O aluno memoriza o que o professor fala, decora o material didático e mecaniza fórmulas, definições. Esse tipo de aprendizagem não é duradoura. O autor também descreve os professores mais atualizados, que variam bastante os métodos de ensino. Se preocupam com a classe social e as diferenças individuais dos alunos, fazem trabalhos dirigidos e em grupos, usam mais diálogo no relacionamento com os educandos.

4- Segundo Libâneo, a didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si, de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa.

Aluna: Paôla Hespanhol Pedro.

Bárbara Jeuzur disse...

1- É quando entra em sala de aula consciente da sua responsabilidade em proporcionar aos alunos um bom aprendizado de diversas formas e métodos de ensino. Que estejam dentro da realidade do aluno e que seja concreto e tenha um objetivo real.

2- Precisa planejar, organizar, selecionar os conteúdos e programar tarefas e de um modo geral incentivar os alunos, a fim de que ambos se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.

3- Tradicionais: São aqueles que se limitam em transmitir a meteria que esta no livro didático. O aluno acaba apenas memorizando o que é aprendido e não retendo informações a longo prazo. É uma aprendizagem mecanizada.
Progressista : São mais atualizados e variam bastante os métodos de ensino e se preocupam com as diferenças individuais e sociais dos alunos. Os alunos aprendem com mais facilidade, pois fazem parte do processo da aprendizagem, na qual o professor desperta o interesse do seu aluno.

4- A didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si, de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa.

Aluna: Bárbara Jeuzur

Anônimo disse...

1- Ter didática é a forma do doscente transmitir a matéria, o conhecimento de forma que os alunos desenvolvam métodos de pensamentos, habilidades e capacidades mentais para colocar em prática o conhecimento de forma independente e criativa, sendo assim garantindo aos alunos uma aprendizagem significativa.

2- O professor precisa saber que a didática o auxilia na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, sendo assim tendo uma maior segurança profissional. O doscente deve auxiliar o aluno, através de atividades, a elaborar de forma consciente e independente o conhecimento.

3- O autor descreve os professores tradicionais e progressistas. Os tradicionais, transmitem a matéria do livro didádico, uma aprendizagem mecânica, repetitiva, e não duradoura. E os professores progressistas onde variam os métodos de ensino, levando em consideração as diferenças individuais e sociais de cada aluno.

4- Didática é o processo de ensino no seu conjunto onde os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si com o objetivo de desenvolver nos alunos uma aprendizagem significativa.

Aluna: Sara K. Zillmer

Anônimo disse...

1) Ter didática é entender que a educação se aprimora com o convívio social e que o indivíduo aprende aquilo que ele convive..é disciplinar o modo de agir e pensar sobre as coisas trazendo consigo uma aprendizagem significativa.

2) O professor precisa aprender a como lidar com a subjetividade dos alunos,sua linguagens,suas percepções, sem essa postura será incapaz de colocar problemas,desafios relacionados com os conteúdos pois a assimilação dos conhecimentos e o domínio de capacidades e habilidades somente ganham sentido se levam os alunos a determinadas atitudes e convicções que orientem a sua atividade na escola e na vida,que é o caráter educativo do ensino.

3) De acordo com o texto estudado em sala existem dois tipos de professores que é o tradicional aquele que contenta-se em transmitir a matéria que esta no livro didático e os que variam bastante os métodos de ensino chamados professores progressistas preocupados em usar mais dialogo no relacionamento com as crianças, são mais amorosos.

4) Conforme o texto estudado em sala didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto,no qual os objetivos,conteúdos,métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si ligando meios pedagógicos-didáticos a objetivos sócio-politicos que consiste uma combinação adequada entre o papel de direção do professor e a atividade independente,autônoma e criativa do aluno.


Aluna Janine Junia R Becker

Anônimo disse...

1)Ter didática é fazer com que todo o seu conhecimento e seus estudos sejam transmitidos aos alunos de forma clara, onde aja compreensão de todos.Para isso o professor terá que ter um bom planejamento, seu processo de ensino terá que ser objetivo, com conteúdos e métodos diferenciados de forma organizada.

2)O professor necessita ter um amplo conhecimento em todo o processo de ensino, acompanhado a criança desde sua chegada a escola (pois para muitas o ambiente escolar é totalmente novo), precisará também de um bom conteúdo , um ótimo planejamento, e uma excelente avaliação e auto-avaliação. E tudo isso deverá ser aplicado de forma coerente aonde aja entendimento de todos os dicentes.

3)Professores tradicionais: que transmitem aos alunos apenas o que está no livro didático, tendo aulas sempre monótonas , e usando o método de memorização.
Professores Progressistas (que se julgam mais atualizados.): estes se preocupam.
com as diferenças entre os alunos, fazem trabalhos em grupo, usam mais diálogo
com as crianças e são mais amorosos.Professores assim fazem um trabalho bem
mais didático, mais ainda parecido com o tradicional em alguns aspectos.

4)Didática é tudo que envolve o estudo do processo de ensino, com seus objetivos, métodos, formas organizadas de aula, fazendo planejamentos adequados para cada faixa etária, de modo que garanta a todos uma aprendizagem significativa aonde a criança se torne autônoma e consiga construir uma sociedade mais humana e igualitária.

Jéssica Bortolotto PED331

Anônimo disse...

1R - É ter um método de ensino amplo e variado para que o aluno tenha uma aprendizagem que desenvolva o seu raciocínio próprio, respeitando as diferenças individuais e sociais dos alunos.

2R - De acordo com Libâneo, o papel do professor é de planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas, criar condições dentro da classe, incentivar os alunos, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.

3R - O autor descreve vários tipos de professores do ensino fundamental, como os mais tradicionais, que transmitem a matéria que está no livro didático, sendo que o método é sempre igual para todas as matérias. Existem outros professores que se julgam mais atualizados chamados de progressistas que variam bastante o método de ensino, preocupando-se bastante com as diferenças individuais e sociais dos alunos, trabalhando em grupo ou estudo dirigido, usando o diálogo nos relacionamentos com os alunos.

4R - De acordo com Libâneo, a didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino em conjunto com os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula, para criar condições e garantir a aprendizagem dos alunos.

Aluno: Dênis Wuschitza

Anônimo disse...

1- O que é ter didática?

R: Ter didática é assegurar que os alunos obtenham uma forma significativa de aprendizagem, utilizando métodos de ensino diversos, com objetivos reais e concretos, fazendo com que os alunos absorvam ainda mais as aulas e principalmente com mais qualidade. O professor que tem didática se envolve com os alunos, é querer e ir atrás de conteúdos, não ir só de acordo com o livro didático, mas sim ver o que o grupo precisa aprender e trazer formas diferentes de aprendizados, pensando em todos de forma geral.

2- O que o professor (a) precisa conhecer de didática, para que possa melhorar o seu trabalho docente?
R: Para o professor ter um melhor desempenho em sala de aula é necessário planejar suas aulas, organizar seus conteúdos e atividades de acordo com o nível de desenvolvimento de cada turma e motivar os alunos a fim de que ambos se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.

3- Quais tipos de professores o autor descreve?
R: O autor cita vários tipos de professores entre eles o professor tradicional que na sua grande maioria leciona de forma mecânica, repetitiva e o professor progressista, aquele que procura inovar no seu método de ensino, professor esse que na visão do autor é bem mais acertado do que o método tradicional.

4– Qual o conceito de didática encontrado no texto?
R: No texto o autor define didática como uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre si de modo a criar as condições e os modos de garantir aos alunos uma aprendizagem significativa.

Alunas: Fernanda e Kamila
PED 331

Letícia do Vale disse...

1- O que é ter didática?
R- É ter uma ampla variação de métodos de ensino para passar o conteúdo ao aluno, de forma que o mesmo se envolva e absorva com mais facilidade.

2- O que o professor precisa conhecer de didática para que possa melhorar seu trabalho docente?
R- Precisa planejar suas aulas, buscar novos métodos para aplicar o conteúdo, conhecer seus alunos de uma forma mais ampla e certificar-se que estes estão criando sua própria forma de aprendizagem.

3- Quais tipos de professores que o autor descreve?
R- Professores tradicionais: Que repassam o conteúdo de uma forma limitada, apenas seguindo o livro didático, sendo que os alunos são diferentes e cada um tem seu ritmo. Assim, o aprendizado com o passar o tempo acaba se apagando da memória do aluno.
Professores progressistas: Aqueles que se interessam em buscar novos métodos de ensino, conseguindo aplicar o conteúdo de forma mais construtiva, respeitando a limitação e diferença de cada aluno.

4- Qual o conceito da didática encontrado no texto?
R- A didática é uma disciplina que abrange em apenas um modo o processo de ensino, onde os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas se relacionam, garantindo aos alunos uma aprendizagem significativa.

Aluna: Letícia do Vale - PED 311

Prof.Ivanilde G. Fuchter disse...

Adorei o seu blog. Estás de parabéns, impressionante, um chego lá.